Procura-se um Namorado
“Procura-se um Namorado” é um romance que se passa em Londres, que é perfeito para uma adaptação! No Brasil ele é publicado pela Editora Paralela e é escrito por Alexis Hall.
Luc é uma sub sub celebridade, afinal é filho de dois famosos do mundo da música. Por conta disso, sua vida sempre interessou bastante aos outros e cada gaffe sua era noticiada para o mundo. Um dia, outro acontecimento de sua vida é divulgado, mas dessa vez, sua empresa se mostra preocupada com o comportamento e sua vida pessoal. Para resolver isso, uma amiga lhe apresenta Oliver, um advogado bem sucedido e um homem “para casar”.
Para ser considerado “o tipo certo de gay”, tem que ser visto namorando alguém bem sucedido, padrão, fixo e sem ser visto em bares ou bêbado na rua. Claro que os dois engatam em uma verdade sobre a mentira e enquanto Luc lida com seu passado, aprende que Oliver não é a muralha arrogante que ele imaginava por conta de sua postura. Apesar da forma que a história é contada, a situação de Luc é longe de ser fictícia ou engraçada.
É incrivelmente comum, infelizmente, ver pessoas em situação semelhante. Não apenas “o tipo certo de gay”, mas também o “tipo certo de mulher”, “tipo certo de homem”, “tipo certo de profissional”. Seja qual for o motivo, seja a cor de sua pele, cor do cabelo, estilo de roupas ou crenças. Muitas dessas escolhas pessoais interferem em julgamentos de pessoas acima que decidem se você continua ou é empregado. Também é presente, mas reduzido, a questão do linchamento social.
Por mais que “Procura-se um Namorado” seja um livro divertido, e recomendo, é de se tomar cuidado quando reduzimos em excesso algumas temáticas para o bem maior do humor.