Crítica: Gakkou no Kaidan
“Gakkou no Kaidan” é um anime do ano 2000 que foi exibido pelo Cartoon Network. Mas o que deixava ele mais interessante eram as lendas japonesas de cada episódio.
Com o título de “Histórias de Fantasmas”, deixa bem claro o tema do anime. Nós acompanhamos a história de seis amigos que estudam na mesma escola. Um dia, por conta do gato de Satsuki, eles entram no prédio da escola antiga e descobrem lá uma variedade de fantasmas e um diário. Entretanto, a surpresa maior é ver que tal diário foi escrito pela mãe de Satsuki, já morta, que era uma espécie de caça – fantasma e lacrou muitos deles em locais da cidade. Acontece que, com a modernização, as obras veem destruindo esses locais libertando os fantasmas. Agora, os jovens assumem a missão e tentam prender todos novamente.
Mesmo com os personagens interessantes e até mesmo os fantasmas, a fórmula episódica atrapalha, pois tira o foco do desenvolvimento deles. Mas, por outro lado, cada episódio traz uma assombração diferente e a variedade de lendas japonesas adaptadas é a maior atração. Ótimo para quem tem curiosidade no assunto e quer conhecer de uma forma mais leve e descontraída.
Algo bacana de se perceber é que algumas lendas possuem suas versões em cada país. Por exemplo, “Hanako- san” é a versão japonesa da nossa “Loira do Banheiro”. Alguns episódios também trazem umas atualizações temporais com fantasmas nascidos no tempo da Internet e até utilizam lendas de outras culturas. Mas também tivemos polêmicas, como o episódio banido por conta da representação de “Futakuchi – Onna” que se assemelhava a uma doença real e por isso não foi exibido ou dublado.
“Gakkou no Kaidan” merece ser visto e revisto por quem curte o tema sobrenatural ou até mesmo pela nostalgia de ficar acordado nas madrugadas!
Coloquei na lista, não conhecia
Olá! Estava pesquisando sobre o anime e fiquei surpreso que tenha uma avaliação. Quando passava Gakkou no Kaidan no cartoon eu era muuuuito novo e acordei de madrugada, exatamente quando passava o episodio do espelho (Então sim, não consegui ver hahaha) mas é um ótimo anime para recordar as lembranças. Obrigado pelo texto <3
Sim! Super entendo essa de acordar na madrugada só para assistir o episódio.