Crítica: Dentro da Mente de um Gato
“Dentro da Mente de um Gato” é um documentário curto da Netflix lançado no ano de 2022, feito por experts em gatos do mundo inteiro, para revelar as verdadeiras capacidades dos felinos.
Os estudos feito através dos especialistas mostrados no documentário nos revela como as pesquisas com essa espécie estão atrasadas se comparadas com os cachorros. Mas também mostra o quão avançados esses felinos estão. Uma simples espiada no universo peludo também nos traz as incríveis habilidades desses pequenos, destacando suas comunicações peculiares e a maneira como moldam e são moldados pelos laços com seus tutores.
Ao longo dos episódios, somos conduzidos por um labirinto de curiosidades, explorando desde os instintos selvagens ancestrais até as peculiaridades modernas. Assim, ele nos faz pensar em como os ronronados podem ser mais do que apenas sinal de contentamento, desvendando as complexidades emocionais por trás desses fascinantes seres. O filme apresenta entrevistas em primeira mão, imagens de arquivo, fotos e
ilustrações sobre nossos protagonistas felinos, apontados como um dos mamíferos mais flexíveis do planeta!
Dirigido por Andy Mitchell, o documentário mostra ainda a representatividade dos gatos em diferentes épocas. Os gatos estão entre nós há 10.000 anos antes de Cristo. Sua história com os fazendeiros era de que ajudavam a manter o plantio longe de roedores. No Egito, eram venerados, inclusive havia uma deusa felina chamada Bastet. Na Idade Média, eram relacionados às bruxas (mulheres sábias da época), especialmente o gato preto.
Então se você busca uma experiência cinematográfica que vai além dos arranhões na superfície e proporciona uma compreensão mais profunda do mundo mágico dos gatos, “Dentro da Mente de um Gato” é um convite para uma jornada fascinante e cheia de surpresas.