RuPaul’s Drag Race
“RuPaul’s Drag Race” é um reality show estadunidense, que estreou em 2009 e atualmente conta com 12 temporadas. Apresentado e criado por RuPaul, o programa procura cativar o público através do talento das Drag Queens participantes. Por meio de desafios uma Drag irá receber o título de “America’s Next Drag Superstar”.
O reality além de inovador traz consigo em cada temporada mensagens importantes para seu público, independentemente de sua orientação sexual. Uma das mensagens mais importantes do programa é mostrar a arte Drag e como compreender e entender todos os tipos. Mostrando uma diversidade nessa arte afinal, temos desde personalidades mais sérias, as “conceito” e até aquelas “palhaças” da comédia. Assim, RuPaul é um manifesto político social e cultural em vários países abrindo as portas e inspirando muitas pessoas, contribuindo para que artistas queens possam ser valorizadas e alcançar espaços que antes eram quase impossíveis.
O programa também evolui para um nível maior quando traz consigo a versão “All Stars” que conta com as queens mais populares das temporadas anteriores. A dinâmica da atração é a mesma, são provas de costura, dança, canto e interpretação. Entretanto, a diferença está na questão de que quem elimina são as participantes e não um juri. Mas, esse detalhe é um dos mais debatidos: seria mesmo uma “All Star“? Afinal, como quem decide são as participantes, afinidade passa a ser um fator bem importante.
O programa, quase todo disponível na Netflix, tem várias premiações, alcançando patamares de representatividade que programas e séries LGBTQI+ nunca conseguiram. No ano passado, “RuPaul’s Drag Race” ganhou cinco dos doze Emmys para os quais foi indicado. Ainda, fez um marco na história, quando RuPaul ganhou como “Melhor Apresentador por Programa de Competição ou Reality” e a atração venceu como “Melhor Programa de Competição”.
Muito divertido
Legal.
Interessante.