Crítica: A Lenda de Vox Machina
“A Lenda de Vox Machina” é a adaptação animada, disponível na Amazon Prime Vídeo, que mostra a entrada na possível era dos games nos streamings.
Um grupo de atores e dubladores se reuniram para jogar RPG. Contudo, tiveram a ideia de transmitir e assim nasce Vox Machina. Tal proposta passa a ganhar destaque na Internet, até que ganha uma adaptação em animação. Essa é, resumidamente, a história por traz da série. Mas, fora dos bastidores, é inegável que alguns fatores e sucessos externos ajudaram, como bons filmes baseados em jogos e “Arcane“, da Netflix.
Por conta da sua origem, a série tem mais elementos de RPG. Temos um grupo protagonista com diferentes tribos. Elfos, Cléricos, Bardos, Humanos e outros. E tal grupo de seres ganha a vida cumprindo missões que, eventualmente, se misturam com causas pessoais. Além disso, se passa em uma terra média onde há magia e seres fantásticos. Inclusive, os principais antagonistas são um Vampiro e uma Necromante!
A divisão de entrega também seguiu o modelo de “Arcane”. Tivemos episódios iniciais que começavam e fechavam a apresentação e arco do Dragão. Depois, apesar de um único oponente, temos a divisão entre as etapas e as quest menores, que revelam os planos e desencadeiam na batalha final.
“A Lenda de Vox Machina” é interessante e está garantida até sua terceira temporada. Sendo assim, é notável a liberdade que tiveram em introduzir planos que não são, necessariamente, resolvidos na atual temporada. Inclusive, é bom ver como as tramas do início não são esquecidas e entregam o gancho final para a continuação, mas que ainda não tem previsão de lançamento.