Crítica: Eduardo e Mônica

Eduardo e Mônica” é distribuído pela Paris Filmes, aclamado pela crítica e com uma data de estreia que muda mais do que qualquer outra!

Eduardo e Mônica

Em 1986 o Legião Urbana lança sua música “Eduardo e Mônica“, onde descreve a vida de um casal, desde o momento que se conheceram até a forma que se encontrava. Desde então ela só torna uma das mais famosas músicas nacionais. Quase não é possível se encontrar alguém que não conheça nem mesmo um verso. Essa fixação também se da por conta das referências em outras produções e comerciais, a mais conhecida é a ação de Dia dos Namorados da Vivo em 2011.

Mas a questão aqui é a adaptação para o cinema, e como tal sua liberdade. Afinal a música, por maior que seja, não da os detalhes que precisamos para o cinema. Sendo assim a coragem está aqui, as escolhas feitas para tornar tudo mais interessante. Entretanto é bom lembrar que “o livro é melhor que o filme”, no caso a música? Não, são mídias diferentes, com cada uma exigindo características únicas.

Eduardo e Mônica

Assim, o filme brinca muitas vezes com a literalidade. Fazendo com que partes da música estejam descritas, em seus detalhes, nas cenas. Mas também inova, mudando alguns pontos. O “amigo do cursinho” se transforma no melhor amigo, sem cursinho. Também da uma história para personagens, além do amigo já citado, Mônica. Aqui ela tem uma família, crenças, medos e posicionamentos bem determinados.

Eduardo e Mônica” oferece uma viagem no tempo, para uma época aparentemente distante, mas que por conta das familiaridades remete o presente. Afinal, quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração”.

Nossa nota
Nota dos leitores
[Total: 1 Average: 4]

Frednunes

Fred, primeiro de meu nome, técnico em Gestão Pública, mestre pokémon, nerd, pós graduado em Comunicação, viciado em séries, duelista, MBA em Gestão de Pessoas, administrador, apresentador e dono do Futari.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.