Os Dois Morrem no Final
“Os Dois Morrem no Final” nos mostra um mundo onde há a “Central da Morte”, um serviço que te liga na madrugada do seu último dia de vida, avisando do fim inevitável. Entretanto, eles só podem lhe informar o dia. Como será ou a hora que irá ocorrer, não é informado. O livro é distribuído no brasil pela Editora Intrínseca e de autoria de Adam Silveira.
Escrito a partir de pontos de vista, acompanhamos principalmente Mateo e Rufus. Ambos receberam o alerta e, por isso, vão morrer naquele dia. Cada um reagiu a notícia a sua maneira, mas se conhecem em um app onde os “terminantes” (nome dado para quem recebeu o alerta) podem passar esse último dia na companhia de alguém, e/ou resolver alguns assuntos.
Esse livro é o exemplo perfeito de que o importante é a jornada. Não há como não se questionar, afinal o que você faria se fosse avisado de sua morte? Teria se preocupado com assuntos inacabados? Se trancaria em casa na esperança de evitar ao máximo? Se vingaria de alguém? Iria se desculpar com as pessoas? Gastaria todo seu dinheiro….. Também temos personagens que não receberam o alerta da “Central da Morte” e, por menor que pareçam, se conectam de alguma forma com os protagonistas. Apesar de simples, a escrita traz um dos temas mais complexos, a morte.
“Os Dois Morrem no Final” já tem uma “continuação”, que na verdade é a história do início do serviço da “Central da Morte”. Por fim, uma adaptação está conformada, mas sem data prevista para seu lançamento. Atualmente, a informação que temos é de que ela virá pela Netflix e que, ao menos, temos os responsáveis.