Crítica: A Professora

A Professora” é uma minissérie exclusiva do Satr+ que mostra como uma obra pode gerar diferentes interpretações, dependendo de quem assiste.

A Professora

Eric é um aluno de 17 anos, do ensino médio. Claire é a professora de inglês, com 30 anos, que tenta engravidar sem sucesso. Claire é sempre tratada como a “professora gostosa”. Por conta do contato, os dois começam a ter um relacionamento. A minissérie é dividida em duas partes, sendo a primeira esse relacionamento amoroso e a segunda, suas consequências. Mas sempre temos o questionamento “de quem é a culpa”?

Por toda a série vemos que a professora sendo penalizada. Por ser maior de idade e professora, perde o emprego, é presa e é registrada como uma “abusadora”. Eric sofre mais com sequelas psicológicas, pois mesmo com um apelo de “o cara”, ele esconde que está mal pelo ocorrido.

A Professora

Apesar de ceder e até ficar feliz por ter um homem mais novo atraído por ela, Claire tenta se afastar, mas Eric insiste. Mesmo no começo, é o garoto que toma as atitudes. Do início ao fim fica “claro” que a professora é culpada de tudo, como se tivesse sido uma atitude unilateral. É interessante notar como enxergam Eric como uma vítima, todo o tempo. Quando temos um homem com uma menina mais nova, ele acaba tendo um status maior na sociedade, se é uma mulher mais velha, isso já é visto com reprovação e estranhamento. Mesmo com a relação de poder, não acho certo tratar Eric como vítima, unicamente.

A Professora” mostra como são as consequências quando a “vítima” do abuso é um homem. Contudo, também é uma produção que mostra o quanto se busca um culpado, isentando o outro lado de qualquer responsabilidade por suas atitudes.

Our Score
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Frednunes

Fred, primeiro de meu nome, técnico em Gestão Pública, mestre pokémon, nerd, pós graduado em Comunicação, viciado em séries, duelista, MBA em Gestão de Pessoas, administrador, apresentador e dono do Futari.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.