Crítica: Do Começo ao Fim

Do Começo ao Fim” é um filme nacional que aborda o romance gay, mas para complementar o nível da polêmica, entre dois meio irmãos.

Do Começo ao Fim

Francisco e Thomas são meio irmãos e o segundo seis anos mais novo. E, ao contrário do que a sinopse tenta apresentar, o romance entre eles é apresentado desde o início e de forma natural. Quando Francisco está no hospital, ele já conversa sobre livre-arbítrio e nas simples escolhas que fazemos. E ao longo da infância, os momentos dos dois parecem naturais e seus pensamentos já mostravam um entendimento sobre preconceito e aceitação, antes mesmo da descoberta da sexualidade. Relação essa que, apesar de polêmica e debatida entre os pais, é levada de forma bem menos conflituosa.

Porém, o filme erra ao pular a adolescência dos dois. Afinal, é justamente nessa fase que muitos desses questionamentos começam a surgir e até mesmo o debate interno ao entenderem a situação. Mesmo que, se na infância eles já estavam preparados para a “militância”, seria no mínimo um momento de definição do que se acreditava. Entretanto, é de se entender, pois com 7 anos de diferença entre eles, a polêmica maior de uma forma que o filme, nem ninguém, gostaria de demonstrar.

Do Começo ao Fim

E todo o discurso da infância é o “Calcanhar de Aquiles” do filme. Principalmente quando, para justificar o discurso de que um deles tentou ser hétero, é extremamente problematizável, mesmo para a época de lançamento do filme. Não pareciam condizentes com a mentalidade dos dois e o ambiente familiar que cresceram. Essas justificativas e questionamentos serviram como uma tentativa de conflito em meio ao drama, que já era o suficiente.

Do Começo ao Fim” peca na constante justificativa da escolha do amor entre os dois mesmo apresentando, ou tentando, uma naturalidade.

Nossa nota
Nota dos leitores
[Total: 0 Average: 0]

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.